domingo, 16 de junho de 2019

A Mala de Hana: Fato Real e Literatura

Autores: Ana Paula Barbosa da Silva, Charles Loran Alves, Kailane Deise Cruz da Silva, Paola da Silva Vieira e Rener dos Santos Lopes - 9A - EMEFM Emílio Amadei Beringhs


A mala de Hana é um retrato singelo, mas mostra como era  cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto. A história se desenrola em três continentes durante um período de quase 70 anos. Envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 1940: e uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, no Japão: e um homem em Toronto, no Canadá, nos dias de hoje. Um relato que vai sensibilizar a todos, para que horrores semelhantes ao que atingiu Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer.

Hana, uma menina judia que vivia com sua família na cidade de Nove Mesto, Tchecoslováquia,antes de Hitler e os nazistas tomarem a cidade durante a II Guerra Mundial. Ela e seu irmão George sempre brincavam juntos andando de triciclo, desenhando coisas na neve ou esquiando. Mas, o que Hana mais gostava mesmo era de patinar. A família Brady costumava abrir a casa para artistas de todos os tipos: músicos, pintores, poetas, escultores e atores. Quando estes ficavam com fome, sempre havia um prato quentinho, preparado por Boshka, a empregada e cozinheira da família.

A outra história é sobre Fumiko Ishioka, diretora de um pequeno museu chamado Centro do Holocausto em Tóquio. Ela se dedicava a ensinar as crianças japonesas sobre o Holocausto. Para isto, ela entrou em contato com museus de vários países, solicitando objetos daquela época.
Após algum tempo, Fumiko recebe uma mala, na qual estava escrito o nome “Hanna”, uma data e a palavra Waisenkind (que em alemão significa órfã) Embora ela escrevesse seu nome com apenas um `´n´´,os alemães escreviam com dois, como se vê na mala.


Esse objeto deixou todas as crianças com enorme curiosidade e elas queriam logo saber quem era Hana, como ela era, onde viveu, etc. Para encontrar respostas pra todas aquelas perguntas Fumiko Ishioka decide fazer uma busca que a leva 70 anos atrás. Com isso, ela descobre que Hana perdeu sua família durante a guerra, que primeiro a Gestapo levou sua mãe, logo após seu pai. Depois de algum tempo Hana e seu irmão George Brady foram levados para o campo de concentração nazista.

E assim, Fumiko viaja para a Europa e depois vai até o Canadá ao encontro de George para saber mais a repeito da dona da mala. George sobreviveu aos campos de concentração, mas infelizmente a garota morreu em uma câmera de gás em 23 de outubro de 1944.
A narrativa é em terceira pessoa, com um pouco de suspense e muita emoção, prendendo a atenção do leitor que vibra a cada descoberta de Fumiko.

Quando criança, Hana queria ser professora e de alguma maneira ela conseguiu levar conhecimento à várias crianças do mundo todo. É um livro pequeno, com apenas vinte e oito microcapítulos, porém com grandes histórias de vida, coragem, persistência e determinação das protagonistas.

 Hana Brely

 Hana e seu Irmão

 Hana e seu Irmão


Hana e seu Irmão

O Irmão de Hana, George Brady, Morreu em 11 de Janeiro de 2019, com 90 Anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário