domingo, 23 de junho de 2019

Blitzkrieg: Uma Estratégia que fortaleceu o Nazismo

Autores: Gabriel de Oliveira dos Santos Honório, Gustavo Caetano Moreira, Leonardo Alves Moreira, Bruno Prado Gustavo dos Santos, Bruno Gustavo da Silva Sant'Anna, Lucas Kauan dos Santos e Thiago Pimentel Claudino dos Santos. - 9B - EMEFM Emílio Amadei Beringhs



Trata-se de uma tática de guerra alemã que coordenava ataques de vários grupamentos do Exército e foi a grande responsável pelos sucessos iniciais na guerra. A Blitzkrieg (Guerra-Relampago em Alemão) era uma tática de guerra utilizada pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial 

As forças alemãs eram formadas pelos seguintes grupos:

  • Wehrmacht: infantaria
  • Kriegsmarine: marinha de guerra
  • Luftwaffe: aviação de guerra
  • Divisões panzer: formadas pelos veículos blindados (tanques)


A blitzkrieg coordenava ataques da infantaria, aviação e blindados com grande velocidade e força, de maneira a abrir as linhas de defesa inimiga e cercar as tropas adversárias para forçar sua rendição.

Na blitzkrieg, as forças alemãs utilizavam a Luftwaffe para realizar ataques atrás das linhas de defesa adversárias com o objetivo de destruir as linhas de comunicação e dificultar a transmissão de ordens. Além disso, a utilização da aviação de guerra era importante para a defesa de ataques aéreos e para promover a destruição dos campos de poucos adversários.

O uso da infantaria e dos blindados acontecia na chamada Schwerpunkt, a estratégia do ponto focal. Nessa estratégia, as forças alemãs escolhiam um ponto focal no exército adversário, onde promoveriam ataques constantes e alternados entre infantaria, apoiada com artilharia, e ataques blindados. O objetivo era abrir uma brecha nas defesas adversárias. A partir dessa brecha, as forças alemãs promoviam rápidos deslocamentos para infiltrar e separar as forças inimigas, podendo cercá-las a partir daí.





Nenhum comentário:

Postar um comentário