domingo, 23 de junho de 2019

A Revolta do Gueto de Varsóvia

Autores: Asaf Gabriel da Silva Viegas, Douglas Willyan Machado, Kayky Kleber Soares Guedes e Matheus Arquino Pereira de Abreu - 9C - EMEF Pe. Prof. Dr. Ramon de Oliveira Ortiz



O gueto de Varsóvia foi o maior gueto em relação aos judeus estabelecido pela Alemanha nazista durante o holocausto nesses três anos a fome, as doenças e aos campos de concentração reduziram a população de 380 mil habitantes para 90 mil. Esse gueto foi o palco da revolta do gueto de Varsóvia operar disso a maioria das pessoas que estavam no gueto de Varsóvia morreram.

Após a ocupação alemã da polêmica em 1939 os alemães planejaram o isolamento da população judaica Um homem chamado azernukâu conseguiu atrasar a criação do gueto por um ano, sobretudo do Mas mesmo assim, o gueto foi criado em 16 de outubro de 1940. A população do gueto atingiu 380.000 pessoas, cerca de 30% da população de Varsóvia e ocupando 2,4% do território da cidade. Em 22 de julho de 1942 teve o inicio da expulsão em massa dos habitantes do gueto de Varsóvia para os campos de concentração, e suicida em frequentes lá.A fome acabou, e as casas superlotadas tornaram-se vazias. Vida social e cultural no gueto :mesmo o dia a dia deles sendo difícil houve manifestações e movimentos que vieram a beneficiar a população do gueto

A Revolta de Varsóvia 

Dentro do Gueto, homens e mulheres que ainda tinham um sopro de esperança, planejaram uma revolta, uma luta dos judeus contra a opressão nazista. A ajuda vinha de fora, de simpatizantes que infiltravam armas e explosivos no Gueto.

Há inúmeras histórias de poloneses que se envolveram com as dolorosas histórias do Gueto de Varsóvia. Uma delas é a de Irena Sendler que resgatou mais de 2.500 crianças, pondo em risco sua própria vida.

Durante os primeiros dias do que ficou conhecido como o Levante de Varsóvia – Powstanie warszawskie, em polonês –, o pequeno exército judeu, formado por pessoas que nunca tinham pegado em uma arma de fogo antes, incluindo crianças, teve êxito. Mas isso só aconteceu porque os nazistas jamais esperavam uma reação dos confinados.

Entretanto, como o poder de fogo do exército de Hitler era infimamente maior, logo a situação foi controlada. Como vingança, em 1943, o ditador alemão mandou exterminar todos os judeus do Gueto e, mais, ordenou que o lugar fosse completamente destruído.

Judeus no Gueto Rendidos


Muro do Gueto de Varsóvia


Soldado Voluntário do Gueto, morto aos 12 anos (segundo fontes do Memorial do Site do Gueto de Varsóvia, traduzido ao Português)




Nenhum comentário:

Postar um comentário