domingo, 16 de junho de 2019

PROJETO

O projeto foi elaborado de forma interdisciplinar entre as disciplinas de História e Língua Portuguesa, tendo como foco o desenvolvimento da Cultura Digital, tendo como base a Competência Geral de número 5. O trabalho foi desenvolvido nas escolas municipais EMEFM Emílio Amadei Beringhs (9 anos A e B), EMEF Pe. Prof. Dr. Ramon de Oliveira Ortiz e EMEF Profa. Marisa Lapido Barbosa, da rede educacional do município de Taubaté. As professoras Aline Passos (Português), Esmeralda (Português) e Ludmila Pena Fuzzi (História), promoveram uma reflexão sobre a questão do Holocausto Judeu, considerando Habilidades específicas da BNCC, em ambas as áreas, promovendo uma reflexão profunda da temática, já que a cada ano as Testemunhas Oculares estão deixando de existir, apresentando profunda importância de trabalhos como estes, que são realizados com acompanhamento,visando a pesquisa científica, a mediação de informações e a produção coerente de gêneros de mídias.

As alunas Alexia Rocha Oliveira, Katlyn Maryane da Silva e Younara Heloisa Assis da Conceição, ambas estudiosas do Diário de Anne Frank, trabalho científico que será apresentado no VII CICTED, ENIC TEEN da Unitau em setembro, oferece o seguinte pensamento simplificado da proposta "O holocausto judeu nos trouxe indignação! Que com este Memorial Digital geremos reflexão.". Assim, temos como foco a justificativa para um projeto que resultou discussões sobre as ações de Adolf Hitler, (traços de sua personalidade, embasada numa ideologia fascista e o perigo da Unificação de ideias, sem considerar a diversidade), com Holocausto Judeu e a projeção da Carta dos Direitos Humanos, publicada em 1945.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Projeto: Memorial Digital do Holocausto Judeu

Autores: Alunos dos 9 Anos A e B (EMEFM Emílio Amadei Beringhs) e 9B e C (EMEF Pe. Prof. Dr. Ramon de Oliveira Ortiz) - Rede Municipal de Taubaté

Professores Orientadores: - Profa. Aline Passos (Português), Profa. Esmeralda (Português), Profa. Ludmila Pena Fuzzi (História)

Conceitos Trabalhados: Fascismo, Nazismo, Holocausto, Direitos Humanos, Antissemitismo, Judaísmo, Diversidade, Gênero de Mídias.

Habilidades da BNCC Contempladas: (EF09HI13) - (EF09HI15) - (EF09HI16) e (EF09LP04), (EF09LP05), (EF09LP06), (EF09LP07), (EF09LP08), (EF09LP09), (EF09LP10), (EF09LP11), (EF09LP12) (EF89LP37)

Competências Gerais: 1- Conhecimento/2- Pensamento Crítico, Científico e Criativo/4- Comunicação/5- Cultura Digital/ 7-Argumentação/9-Autocuidado e Autoconhecimento/10- Responsabilidade e Cidadania.

Objetivo: Refletir, Analisar e Produzir sobre o contexto do Holocausto Judeu, Cultura Judaica e Efeitos do Totalitarismo Nazista, com a elaboração de pequenas pesquisas, vídeos, e análise de discursos, focando na questão da diversidade, no pensamento como conhecimento crítico, científico e criativo para que a comunicação em mídias digitais tenham significações e argumentações coerentes, ensinando o aluno a ser curador de sua própria aprendizagem.

Justificativa: A Importância desta proposta é viabilizar o verdadeiro sentido da Cultura Digital no processo de ensino aprendizagem do aluno, em que as competências gerais são totalmente contempladas, oportunizadas pelas Habilidades aqui apresentadas. Também apresentamos aqui o trabalho Interdisciplinar, podendo caminhar para a transdisciplinaridade a partir do tema do Holocausto Judeu. O projeto ensina o aluno a ser curador, investigador, crítico e criativo, e que um mesmo tema pode ter várias visões, um dos aspectos centrais das ciências humanas.

Material Produzido:

- Textos de diferentes fontes, sobre vários recortes dos holocausto, apresentado pelos anos dos 9º Anos das Instituições participantes;

- Ilustrações elaboradas pelos alunos de Inclusão, tendo como foco sua assimilação do tema;

- Releituras Cinematográficas dos Alunos dos 8 e 9 Anos (este material será postado no 3º Bimestre) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário