domingo, 16 de junho de 2019

A Representação do Judeu no Cinema

Autores: Geovanna Umbelina do Prado, Roberto Turíbio dos Santos Nicolau, Samirah Pereira Bento da Silva e Vitória Kérollin Adriano de Souza - 9B - EMEF Pe. Prof. Dr. Ramon de Oliveira Ortiz.



O cinema Alemão durante a 2º Guerra Mundial está recheado de acusações contra o poder econômico de “um povo de parasitas e pragas” cujo único valor reconhecido é o do dinheiro.Hitler utilizava o cinema para divulgar suas ideias antissemitistas como forma de propaganda. “Comparado às outras artes, o cinema tem o poder de criar uma psicologia de massa, controlar multidões com a propaganda, um efeito permanente e duradouro”, disse Fritz Hipler, diretor da Seção Cinematográfica do Ministério de Propaganda Nazista. Hitler levou a ideia do fascismo a um outro nível, convertendo e corroendo uma nação inteira com uma ideologia de que uma raça não é digna de viver entre os puros alemães.

Na obra de Walter Benjamin (1892-1940), “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica”, o autor reflete sobre a relação do cinema e a política e a relação do cinema e a história. O filósofo cita que nazismo de Hitler estetizava a política enquanto politizava a arte e as formas de expressão. Entretanto, Benjamin também relatou que “Todos os esforços para estetizar a política convergem para um ponto. Esse ponto é a guerra”, ou seja, para Hitler alcançar seu objetivo, ele precisaria lutar.

O cinema nazista utilizava o eufemismo para propagar a ideia de que o povo judeu não deveria existir, suavizando a fala de que os judeus são os “monstros e/ou vermes” da sociedade de todo o mundo. Dessa maneira, a propaganda hitlerista atingiu o maior número de pessoas possível e se espalhou, primeiramente, por toda a Alemanha, depois pela Europa e, se tivesse a chance, pelo mundo. Como contra partida, existia o cinema mais “grosseiro”, que eram filmes que abordavam o lado chocante do nazismo e, usando o darwinismo (teoria da evolução que diz que todo ser humano é igual, não importa sua etnia ou sociedade) para fazer uma contrapropaganda, para defender os judeus do nazismo, mas fracassou.

Hitler conseguiu controlar toda uma nação com suas propagandas que convenciam que o povo judeu não tinha seu lugar no mundo, eram uma praga e deveriam ser exterminados, ele usou o cinema como arma de psicologia de massa.Nos dias atuais, os judeus são reconhecidos como qualquer outro ser humano pelo cinema, a discriminação está bem mais fraca desde a 2º Guerra Mundial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário